sábado, 2 de fevereiro de 2013

CONSELHOS BÍBLICOS - 4º CONSELHO


 CONSELHOS BÍBLICOS PARA UMA VIDA SAUDÁVEL, FORTE E RELEVANTE”

4º CONSELHO: CELEBRE

No livro de  Eclesiastes, o autor escreve assim em algumas passagens:

“ Não há nada melhor para o homem do que comer e beber, e fazer com que sua alma goze do bem do seu trabalho. Também vi que isto vem da mão de Deus”(2;24)

E também que todo o homem coma e beba, e goze do bem de todo o seu trabalho; isto é um dom de Deus....Assim que tenho visto que não há coisa melhor do que alegrar-se o homem nas suas obras, porque essa é a sua porção; pois quem o fará voltar para ver o que será depois dele?” (3:12; 22)

“Eis aqui o que eu vi, uma boa e bela coisa: comer e beber, e gozar cada um do bem de todo o seu trabalho, em que trabalhou debaixo do sol, todos os dias de vida que Deus lhe deu, porque esta é a sua porção”. (5:18).

Em Mateus 6:34, Jesus disse que não deveríamos nos inquietar pelo dia de amanhã, pois bastaria a cada dia o seu mal.

Nesses textos podemos então aprender que devemos desfrutar o que temos com as pessoas que temos. No Talmude (livro de doutrinas/ensinamentos da lei judaica) existe uma afirmação interessante que diz assim: “Quem é o rico? É aquele que se contenta com o que tem! De fato existem muitos pobres ricos e ricos pobres, porque não desfrutam do que tem, vivendo sempre em função do que não tem, perdendo assim o melhor de suas vidas, o presente, seus recursos e as pessoas que estão à sua volta.

O rabino Harold Kusnher em seu livro “Quando Tudo não é o Bastante”, nos adverte sobre a necessidade de baixarmos o nível de nossos desejos, focando nas coisas que já temos, e até mesmo, para o nível daquilo que jamais poderão nos tirar.  Quem vive assim, aprende a celebrar mais a vida, e saboreá-la, vivenciá-la em toda a sua plenitude.

Vemos logo no início do livro do apostolo João, que quando Jesus inicia o seu ministério, logo após o seu batismo, diante da urgência que sua missão requeria, ele encontra um espaço na sua agenda para ir a uma festa de casamento, que talvez na nossa visão imediatista, seria uma perda de tempo, ou que Jesus estaria administrando mal o seu tempo, indo a festas, em vez de estar pregando, curando, ensinando. Mas ante a urgência da sua obra, ele opta por ir com seus discípulos ao casamento, e ali, celebrar junto com os noivos e familiares esse grande momento para os noivos, familiares e amigos.  

Sendo assim, que tal celebrarmos mais a vida, mais os momentos que Deus nos proporciona, com nossa família, nossos irmãos e nossos amigos. E não precisa muito pra fazer isto. Uma rodada de tereré ou chimarrão, uma bacia de pipoca, um pão com linguiça, e aí vai da sua criatividade. O que vale é o desejo de fazer de cada momento, por menor que seja,, um grande momento, celebrando aquilo que há de melhor: a própria vida! Estar vivo já é um grande motivo. Por isso em sua vida celebre mais!


0 comentários :

Postar um comentário