quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

CONSELHOS BÍBLICOS - 1º CONSEHLO


CONSELHOS BÍBLICOS PARA UMA VIDA SAUDÁVEL, FORTE E RELEVANTE”

1º CONSELHO: GUARDE O SEU CORAÇÃO

Veja o que a Bíblia diz através do  sábio Salomão:

“Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração porque dele procedem as fontes da vida”
“Acima de tudo, guarde o seu coração, pois dele depende toda a sua vida”   ( Pv 4:23)

“Ouve tu, filho meu, e sê sábio, e dirige no caminho certo o teu coração”. Pv 23:19

Há uma preocupação, por parte da PALAVRA de Deus – no sentido de protegermos,  cuidarmos, blindarmos  o nosso coração contra tudo aquilo que pode nos levar à ruína,  quer seja ela espiritual, emocional e até mesmo material.

É uma alerta que soa urgente em dias como os nossos,  carregados de sutilezas e armadilhas que escondem perigos que buscam  contaminar, adoecer,  trazer morte à  essa fonte de vida chamada coração.

O que é o coração?   CORAÇÃO é o órgão onde se tomam as decisões, onde nasce a  esperança, onde os compromissos são fortalecidos, onde a verdade é armazenada e, principalmente, onde o caráter (essa coisa que nos da profundidade e nos torna sábios) se forma. A busca do caráter exige que certas coisas sejam mantidas dentro do coração, enquanto outras precisam ser mantidas longe/ fora dele.

 Um coração desguarnecido significa desastre. Um coração bem guarnecido significa sobrevivência.

Assim como um homem embriagado ao volante, numa estrada movimentada, dirigindo a noite tem grandes probabilidade de se envolver em um acidente, da mesma forma será um homem, mulher, jovem ou adolescente que trata com descuido, com displicência, negligencia ou com descaso o seu coração.  Um desastre será algo previsível em sua vida a qualquer momento!

Isso resultará em sofrimento, angustia e tristeza. É  aquilo que o  próprio Salomão previu:

“ O coração alegre aformoseia o rosto, mas pela dor do coração, o espírito se abate” Pv 15:13

“O coração alegre serve de bom remédio, mas o espírito abatido vira a secar os ossos.”Pv 17:22

Sendo assim, do que devo guardar o meu coração, o que devo manter longe dele?  

Guarde o seu coração da SOBERBA.

Soberba que pode  ser traduzida também por  elevação; arrogância; presunção; altivez e orgulho excessivo. Em outras palavras a soberba é um desejo, uma pretensão do homem de funcionar por si mesmo, sendo senhor de si mesmo. É quando você acredita em seu coração que a vida está sob sua direção e controle, que você não precisa de ninguém e que  que não precisa prestar contas a ninguém.

Isto te leva pra um estado, mesmo que inconscientemente, de rebeldia, de rebelião  contra Deus, caracterizando assim o pior estado do ser humano diante de Deus. Porque a Palavra diz que Deus resiste aos soberbos mas dá   graça aos humildes.

Quando eu acho que sei o que é bom ou não para a minha vida; para  meu coração;  quando não preciso consultar Deus sobre nada.

Soberba, o orgulho, a arrogância- está então em não incluir Deus na minha história;  nos nossos planos,  esquecendo-me de que  o que sou, o que tenho e o que vou vir a ser e ter vem do Senhor Deus o Todo Poderoso. Começo a me apoiar no que sei, no que penso,  quando a Bíblia diz que devo fazer o contrário.

“Confie no  Senhor de todo o teu coração, e não se apoie em seu próprio entendimento” ( Pv 3:5)

 “Entrega teu caminho ao Senhor; confia nele, e ele tudo fará/ele agirá” (Sl 37:5)

“Confia ao Senhor as tuas obras e teus pensamentos serão estabelecidos”. ( Pv 16:3)

Você quer cultivar e ter um coração saudável? Guarde-o da soberba- a falsa sensação que você é senhor/dono de si mesmo-
Olhe o que o sábio diz:

Confia no SENHOR de todo o teu coração, e não te estribes no teu próprio entendimento.   Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas”. ( Pv 3:5,6)

O QUE MANTER EM MEU CORAÇÃO?
HUMILDADE!

O que é a humildade? É o oposto da soberba, do orgulho. É a virtude daquele que sabe não ser Deus. É o reconhecimento de tudo o que não sou. É um sentimento de tristeza nascida do fato de o homem considerar sua impotência ou sua fraqueza, fragilidade.  Veja o que Deus diz através do profeta Miquéias:

“Ele te declarou, ó homem, o que é bom; e que é o que o SENHOR pede de ti, senão que pratiques a justiça, e ames a benignidade, e andes humildemente com o teu Deus?” (Mq 6:8)

Deus faz uma exigência: que o homem ande em humildade com Ele. Veja ainda o que di o apóstolo Pedro:

Semelhantemente vós jovens, sede sujeitos aos anciãos; e sede todos sujeitos uns aos outros, e revesti-vos de humildade, porque Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes. Humilhai-vos, pois, debaixo da potente mão de Deus, para que a seu tempo vos exalte”. ( I Pe 5:5,6)

Deus pede que andemos de forma humilde com ele e com o nosso próximo. Isto porque a soberba nos afasta de Deus e das pessoas. E o único meio para recebermos sua graça e sua exaltação é através dessa atitude.

O que é a humildade senão meu reconhecimento de impotência em todos os sentidos diante de Deus? No fato de que preciso dele, da sua graça, do seu amor, das suas misericórdias? E também que preciso do outro, que não me basto a mim mesmo, que não sou autossuficiente?  Mas essa consciência diante de Deus e dos homens só pode vir de um coração humilde.

Acredito então que, deveríamos  não só saber sobre a humildade mas colocá-la em prática em nossos pensamentos, palavras e ações.

Ande em humildade com Deus e com o próximo. Aja, sirva, fale com humildade. Todos nós somos barros, pó, pecadores, miseráveis quando vistos por dentro, carentes da graça de Deus. Não somos melhores que ninguém.  A humildade te aproximará de Deus e das pessoas. E você receberá a graça e a exaltação Dele!  Deus nos abençoe nesse propósito! Amém. 

0 comentários :

Postar um comentário